segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Natura declara ter banido os testes em animais

Uma das empresas brasileiras de cosméticos mais respeitadas mundialmente, a Natura, divulgou uma nota em seu site afirmando ter banido completamente os testes com animais.Segundo a nota, este era um desejo antigo que a Natura tinha e que desde o ano de 2001, a empresa procurava meios de garantir a segurança de seus produtos sem que os mesmos tivessem que ser testados em animais.Um podcast, com uma entrevista institucional com o diretor de serviços técnicos da Natura Marcos Vaz, está disponível aqui para ser escutado.

Vaz comenta como a Natura realiza os testes in vitro, como foi o processo para banir os testes com animais e como funciona a vivissecção em outros países.Já na nota divulgada, é recomendada ainda a leitura da Política Natura para a Segurança de Produtos, em que se destaca o trecho: (...)Não fazemos testes em animais ou em tecidos de animais criados exclusivamente para pesquisa, nem admitimos tais testes nos projetos conduzidos por parceiros ou fornecedores em exclusividade para a Natura. Para isso, investimos no desenvolvimento, na implementação e na disseminação de métodos alternativos, promovendo ativamente o banimento de testes em animais junto aos nossos fornecedores e parceiros tecnológicos, mesmo nos desenvolvimentos não exclusivos para a Natura.

As avaliações de segurança são realizadas prioritariamente pela análise de dados científicos, por ensaios in vitro e, quando necessário, através de testes em humanos.(...)"Vida Vegetariana parabeniza a Natura pela atitude e que esta iniciativa seja tomada por outras empresas, cosméticas ou não.

Fonte: http://www.vidavegetariana.com/

Maiucha Belavenuto

Vídeo-Vegetarianismo

Acesse o vídeo sobre Vegetarianismo: http://www.youtube.com/watch?v=nd71OvcCX2s

segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Vegetariano pelo Meio Ambiente

A motivação aqui é racionalizar a utilização dos recursos naturais, por meio do vegetarianismo, para a obtenção de alimentos. Um vegetariano reduz um elo da cadeia alimentar, tornando-a mais eficiente e, consequentemente, reduzindo o impacto ambiental da sua alimentação. Para produzir carne é necessário cultivar plantas, que alimentam o gado, que por sua vez irá alimentar o homem.

Durante o passo de alimentação do gado foram gastos recursos como a água, energia e tempo, que poderiam ter sido poupados se o homem consumisse diretamente os vegetais. Exemplo: Para produzir 1 kg de carne bovina são gastos aproximadamente 15 mil litros de água (incluindo a rega das plantas, a higiene do animal, etc); para produzir 1kg de soja são gastos menos de 1300 litros de água, cerca de 10%. A economia de água é, portanto, superior a 90%, sem que o bife traga necessariamente um valor acrescentado significativo relativamente ao cereal.
"A produção de grãos de uma fazenda com 100 hectares pode alimentar 1.100 pessoas comendo soja, ou 2.500 com milho. Se a produção dessa área for usada para ração bovina ou pasto, a carne produzida alimentaria o equivalente a oito pessoas." Revista Época.



Vegetariano pela saúde!

Estamos no mês mundial do vegetarianismo. Por aconselhamento médico, melhora da saúde e por auto-iniciativa, muitas pessoas iniciam regime vegetariano. Uma dieta vegetariana equilibrada é geralmente eficaz em equilibrar os níveis de colesterol, reduzir o risco de doenças cardio-vasculares e também evitar alguns tipos de cancro (Câncer), entre outras razões. Outro aspecto relevante prende-se com a qualidade dos produtos animais que chegam ao mercado.

Alguns animais criados para consumo humano são alimentados com uma quantidade significativa de hormônios de crescimento e antibióticos para resistirem às doenças, sendo a carne que chega à mesa, muitas vezes, de má qualidade. Por outro lado, a poluição dos mares e rios podem tornar a carne de peixe igualmente insegura. Um terceiro ponto, nas razões de saúde, são as recorrentes crises da indústria alimentar, como a das vacas loucas ou a da gripe aviária, que levam muitas pessoas a adotar uma dieta diferente.

Quanto aos vegetais, frutas, verduras e legumes também há a preocupação com a infinidade de agrotóxicos, que podem ser tão prejudiciais à saúde quanto os hormônios empregados nos animais. Há que se ter muita higiene antes de preparar os alimentos, sejam eles quais forem, lembrando que os vegetais são uma fonte indispensável de vitaminas e de saúde.



O que é vegetarianismo?

Vegetarianismo é um regime alimentar baseado fundamentalmente em alimentos de origem vegetal. Os vegetarianos excluem da sua dieta carne, bem como alimentos derivados (ex., gelatina feita com base em ossos animais). Os ovolactovegetarianos consomem também ovos e leite, e os lacto-vegetarianos leite e lacticínios.

Os vegetarianos estritos excluem da sua alimentação todo e qualquer alimento de origem animal, ou com ingredientes de origem animal. Os veganos excluem todos os produtos de origem animal não só da sua dieta como de tudo o que consomem, incluindo cosméticos, vestuário e calçado, entre outros produtos. O nome vegetariano não origina da base da alimentação vegetal mas da expressão latina "vegetus", que significa "forte", "vigoroso", "saudável".

A União Vegetariana Internacional define vegetarianismo como "a prática de não comer carne, aves, peixes ou seus subprodutos, com ou sem uso de laticínios e ovos."
Fonte: www.sejavegetariano.com.br

Outubro: Mês Mundial do Vegetarianismo

No mês de outubro comemora-se em todo o mundo o Dia (01/10) do Vegetarianismo. Este dia está incluído dentro da Semana Vegetariana Internacional. A União Vegetariana Européia lançou uma cartilha com sugestões de atividades para que vegetarianos e não-vegetarianos possam realizar durante todo o dia e, também, durante a Semana Vegetariana. Confira algumas dicas:

- Cozinhe uma refeição vegetariana para um vizinho mais idoso; - Ajude na sopa comunitária e explique aos outros o que é o Dia Mundial do Vegetarianismo; - Use seu tempo livre fazendo voluntariado junto a uma organização ou sociedade vegetariana ou vegana; - Organize uma banca e ofereça comida vegetariana, panfletos sobre vegetarianismo e distribuição de receitas vegetarianas com o público; - Faça comida vegetariana e leve para outras obras de solidariedade que apóiem ou que tenham um interesse potencial, como por exemplo uma organização ambiental local;- Partilhe vegetais e comida vegetariana com a igreja ou centros de apoios a desabrigados;- Faça palestras sobre vegetarianismo, desperdício de comida e pobreza; - Faça uma doação à uma organização vegetariana; - Seja voluntário ou faz uma doação à uma organização de defesa animal; - Promova um evento para recolha de fundos como um jantar de Gala e promova a alimentação vegetariana nesse evento.

Fonte: www.vidavegetariana.com.br