sexta-feira, 2 de maio de 2008

Brasileiro prefere empresas autênticas e socialmente responsáveis

Ética e honestidade são os dois valores mais importantes para o consumidor, com 67%, revela pesquisa
Na hora de decidir suas compras, o consumidor brasileiro valoriza atributos das marcas como honestidade, confiança e veracidade. Esse fato foi comprovado pela TNS InterScience, empresa do segmento de pesquisas de mercado sob encomenda.
"Os estudos de marca mostram grandes oportunidades para que as organizações se posicionem de forma transparente e sinalizem o desejo concreto de construir o relacionamento com os consumidores", opina a diretora da Área de Consumo da TNS InterScience, Karina Milaré.

Ética em primeiro lugar
A ética e a honestidade são os dois valores mais importantes para o consumidor, com 67%. Em seguida, aparecem a preocupação em ouvir o consumidor (58%), a preocupação em investir no Brasil (57%), a preocupação com o meio ambiente (54%), a manutenção do relacionamento com o consumidor (53%) e a existência de programas de responsabilidade social (50%).
O comprometimento da organização com seus públicos (comunidade em que atua e funcionários, por exemplo) faz toda a diferença, uma vez que o brasileiro valoriza, cada vez mais, o bem-estar coletivo.

Novo consumismo
A personalização, outra característica do Novo Consumismo, apresenta-se sob diversas faces, de acordo com o estudo:
Autenticidade: as pessoas desejam se sentir únicas, destacadas da massa;
Customização: adaptação de produtos, conforme os gostos e as necessidades do consumidor. "Hoje, o consumidor quer deixar tudo com a sua cara, imprimir o seu estilo, dar o seu toque", explica Karina;

Originalidade: valorização de serviços e marcas genuínas.
A mudança na mentalidade do consumidor exige respostas mercadológicas apropriadas. Como os consumidores buscam a proximidade verdadeira com as empresas, não basta "parecer", é preciso "ser".

"O posicionamento tem que se materializar em ações concretas e features de produtos ou serviços que legitimem a mensagem publicitária. Relações com os consumidores dissonantes dos valores da marca trazem vulnerabilidade", conclui a diretora.

Pesquisa
A TNS InterScience vem desenvolvendo pesquisas de Consumidor desde 2004. Para este estudo, foram entrevistadas 20.858 pessoas de 11 cidades brasileiras: São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Campo Grande, São José do Rio Preto, Ribeirão Preto e Uberlândia.

Na primeira fase da sondagem, foi feita uma pesquisa qualitativa (com seis grupos) e na segunda, uma quantitativa, na qual foram entrevistadas 3 mil pessoas.

Por Robson Campi

Nenhum comentário: